terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SUPLEMENTAÇÃO: Parte 1 - Carboidratos

SUPLEMENTOS


Suplementação como o próprio nome diz, vem para suplementar a dieta. Atletas amadores ou de alto nível, estão sempre em atividade e gastando energia, e como nos dias de hoje as pessoas quase não tem tempo de se alimentar bem, é quase impossível não suplementar, pois a alimentação acaba ficando deficiente diante de tantos esforços físicos. Daí vem os questionamentos, qual o melhor ? Para que serve o carboidrato, a proteína ? Qual a melhor maneira de toma-los, horario, quantidade ? São essas dúvidas que pretendo esclarecer nessas próximas postagens.

Por Igor Aguiar.


MALTODEXTRINA

Maltodextrina é um carboidrato complexo composto por uma mistura de dextrina e maltose, obitida pela hidrólise ( quebra ) parcial enzimática do amido de milho.

Ela fornece energia durante a atividade física de longa duração e retarda a fadiga porque proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue.

A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis de serem assimilados e utilizados pelo corpo. Estes polímeros são metabolizados de forma lenta e constante, o que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência (por exemplo, partida de tênis, jogo de futebol, basquete, vôlei, maratona, etc.).

- Trocando em miúdos : A maltodextrina vai liberando energia gradativamente e lentamente durante o exercício, você toma uma dose antes do treino, e a energia vai sendo liberada ao longo do treino. Isso evita a fadiga, o catabolismo muscular e dar mais energia. Uma colher de sopa (aproximadamente 10 gramas) de maltodextrina corresponde a 40 Kcal.



DEXTROSE


A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.

É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.

No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glucose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3, 4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - aproximadamente 30 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.

Apresenta fórmula mínima: CH2O

- Trocando em miúdos : A dextrose industrializada como suplemento, tem a mesma composição da glicose ( açúcar do sangue ), isso quer dizer que ela é rapidamente absorvida e já vai direta para a corrente sanguínea recuperando o índice glicêmico e liberando insulina, ( hormonio altamente anabolico) que por sua vez, vai ajudar as células na absorção das proteínas.


REFERÊNCIAS :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dextrose

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maltodextrina

http://www.corpoperfeito.com.br/ce/maltodextrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário