terça-feira, 15 de dezembro de 2009

SUPLEMENTAÇÃO: Parte 2 - Proteínas e Aminoácidos

AMINOÁCIDOS


Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de, carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio unidos entre sí de maneira característica. Alguns aminoácidos também podem conter enxofre . Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas partes se ligam a ele), e um radical característico de cada aminoácido. Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.

Os aminoácidos podem ser classificados nutricionalmente, quanto ao radical e quanto ao seu destino.

Um aminoácido essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) não é capaz de sintetizar mas é requerido para o seu funcionamento.

O organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns. Tem então de os obter através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas.

Dentre os aminoácidos essenciais os principais são: a leucina, valina e isoleucina ( BCAA's ) importantissímos para formação do tecido muscular.

- Trocando em miúdos : Os aminoácidos são moléculas orgânicas que podem ser sintetizados ou não pelo organismo, são eles que através de suas ligações peptídicas formam as proteínas, principais reconstituidoras de tecido muscular.


ALBUMINA


A albumina é uma proteína de alto valor biológico presente principalmente na clara do ovo, no leite e no sangue. É freqüentemente usada por praticantes de musculação como uma fonte proteica de fácil acesso (baixo custo) e boa qualidade (boa variedade dos aminoácidos que a compõe).

A reposição de albumina é usada, na medicina, em tratamentos relacionados com queimaduras e hemorragias graves. Uma pessoa com queimaduras do terceiro grau em 30 a 50% do seu corpo necessitaria de 600 gramas de albumina. São necessários 10 a 15 litros de sangue para extrair-se essa quantidade de albumina. Também pode ser usada para recuperação de pessoas submetidas a cirurgias plásticas tipo lipo-aspiração, pois, a albumina ajuda a desinchar.

- Trocando em miúdos : A albumina é uma proteína de alto valor biologico encontrada principalmente na clara do ovo. Por ser de baixo custo é muito consumida por atletas de musculação.


WHEY PROTEIN


A Proteína do soro do leite, mais conhecida como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biologico de proteína e capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA, necessários para o ganho de massa muscular magra.

Conhecida por conter altos teores de lactoalbumina, nome genérico com o qual os cientistas batizaram a proteína, este complemento alimentar possui pequenas concentrações de gordura e proteína de elevado grau de pureza. As proteínas do soro representam até 20% das fontes proteicas de alimentação, e estão divididas em quatro grupos: caseínas, proteínas do soro do leite, proteínas das membranas dos glóbolos de gordura e outras.

A proteína do soro do leite é comercializada de diversas formas para consumo, de acordo com a necessidade de concentração do consumidor.


- Trocando em miúdos : O whey protein é uma das melhores fontes de proteína para quem quer hipertrofia muscular, pelo seu alto valor biologico e elevado grau de pureza.


REFERÊNCIAS:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Prote%C3%ADna_do_soro_do_leite

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido_essencial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albumina


SUPLEMENTAÇÃO: Parte 1 - Carboidratos

SUPLEMENTOS


Suplementação como o próprio nome diz, vem para suplementar a dieta. Atletas amadores ou de alto nível, estão sempre em atividade e gastando energia, e como nos dias de hoje as pessoas quase não tem tempo de se alimentar bem, é quase impossível não suplementar, pois a alimentação acaba ficando deficiente diante de tantos esforços físicos. Daí vem os questionamentos, qual o melhor ? Para que serve o carboidrato, a proteína ? Qual a melhor maneira de toma-los, horario, quantidade ? São essas dúvidas que pretendo esclarecer nessas próximas postagens.

Por Igor Aguiar.


MALTODEXTRINA

Maltodextrina é um carboidrato complexo composto por uma mistura de dextrina e maltose, obitida pela hidrólise ( quebra ) parcial enzimática do amido de milho.

Ela fornece energia durante a atividade física de longa duração e retarda a fadiga porque proporciona a liberação gradual de glicose para o sangue.

A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis de serem assimilados e utilizados pelo corpo. Estes polímeros são metabolizados de forma lenta e constante, o que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência (por exemplo, partida de tênis, jogo de futebol, basquete, vôlei, maratona, etc.).

- Trocando em miúdos : A maltodextrina vai liberando energia gradativamente e lentamente durante o exercício, você toma uma dose antes do treino, e a energia vai sendo liberada ao longo do treino. Isso evita a fadiga, o catabolismo muscular e dar mais energia. Uma colher de sopa (aproximadamente 10 gramas) de maltodextrina corresponde a 40 Kcal.



DEXTROSE


A glicose, glucose ou dextrose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glucose é um dos principais produtos da fotossíntese e inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. É um cristal sólido de sabor adocicado, de formula molecular C6H12O6, encontrado na natureza na forma livre ou combinada. Juntamente com a frutose e a galactose, é o carboidrato fundamental de carboidratos maiores, como sacarose e maltose. Amido e celulose são polímeros de glucose.

É encontrada nas uvas e em vários frutos. Industrialmente é obtida a partir do amido.

No metabolismo, a glucose é uma das principais fontes de energia e fornece 4 calorias de energia por grama. A glucose hidratada (como no soro glicosado) fornece 3, 4 calorias por grama. Sua degradação química durante o processo de respiração celular dá origem a energia química (armazenada em moléculas de ATP - aproximadamente 30 moléculas de ATP por moléculas de glucose), gás carbônico e água.

Apresenta fórmula mínima: CH2O

- Trocando em miúdos : A dextrose industrializada como suplemento, tem a mesma composição da glicose ( açúcar do sangue ), isso quer dizer que ela é rapidamente absorvida e já vai direta para a corrente sanguínea recuperando o índice glicêmico e liberando insulina, ( hormonio altamente anabolico) que por sua vez, vai ajudar as células na absorção das proteínas.


REFERÊNCIAS :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dextrose

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maltodextrina

http://www.corpoperfeito.com.br/ce/maltodextrina